sábado, 12 de janeiro de 2008

Quando meus olhos estão fechados!

Texto: Lucas 24.13-16.
O texto mostra uma situação vivida por dois discípulos que caminhavam desesperançados conversando, questionando até, quem sabe, o fato de alguém em quem depositaram tanta confiança estar morto; três dias atrás eles haviam presenciado sua dolorosa morte na cruz do Calvário e agora sofriam tanto!
Enquanto conversam, Jesus aparece e começa a caminhar com eles, conversa com eles, mas a Bíblia no verso 16 do cap. 24 de Lucas que "seus olhos estavam como que fechados, para que O não conhecessem."

Olhos fechados! Quantas pessoas por aí sofrendo por estarem com os olhos fechados, e não reconhecerem Jesus no meio da estrada da vida! Será que eu e você estamos assim também?
Vamos ver se a gente descobre? Vejamos então algumas características de alguém assim:

Quando meus olhos estão fechados,

  1. Eu passo a valorizar coisas ao invés de pessoas (I Coríntios 3.19/Tiago 4.1-3).

No texto da Primeira carta aos Coríntios 3.19, o apóstolo Paulo fala que a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus! Ter cultura aqui na terra é bom, mas não é o essencial. As pessoas no mundo de hoje são valorizadas pelo que tem e não pelo que são. Será que você e eu não estamos agindo da mesma maneira? Valorizando coisas? Esta é uma atitude de alguém que tem seus olhos fechados para Jesus! O texto da carta de Tiago 4.3 é uma espécie de "puxão de orelha" nos materialistas e carnais: " Pedís, e não recebeis, porque pedís mal, para o gastardes em vossos deleites". Característica de quem anda com os olhos fechados para Jesus, pois não percebe que um ser humano vale mais que qualquer bem material! Que triste realidade! Deus, abra nossos olhos! Queremos ver Jesus, sentir Sua presença, olhar para as pessoas com Seus olhos!

Outra característica de quem está com os olhos fechados é que

Quando meus olhos estão fechados,

2. Eu passo a achar que todos estão errados, a menos que concordem comigo (Tiago 4.11,12).

Tiago fala neste texto sobre o relacionamento entre o irmãos na igreja! Quando o que eu penso não pode ser questionado por ninguém, eu começo a julgar meu irmão, falar mal dele pois o mesmo não pensa e nem age como eu! Embora façamos parte da mesma comunidade, eu não admito que alguém me contrarie e aí começo a falar mal de todos! Conviver com o diferente e amá-lo está além das minhas forças! Será que eu estou agindo assim? Como vou ajudar alguém a sair da lama se me isolo dela por não pensar como eu? Será mesmo que só eu estou certa?

Só Deus e Sua Palavra não são questionáveis! Eu e você somos e as pessoas tem o direito de discordar da gente! Leia Lucas 6.31.

Deus, abra nossos olhos espirituais! Queremos ver tua face!

Como estão nossos olhos?

Vejamos mais uma característica de alguém que tem seus olhos fechados.

Quando meus olhos estão fechados,

3. Eu passo a ver apenas o lado ruim das coisas (Lucas 24.21).

Sim, pode ter certeza de que o pessimismo é uma marca de quem está com os olhos fechados! Alguém que não consegue perceber a presença de Deus cuidando dele, controlando a situação, que acha que tudo está ruim, nada presta, a vida é uma droga, só pode estar mesmo com os olhos fechados!

Assim como aqueles discípulos, muitos hoje estão vivendo assim; não percebem a presença de Jesus convidando-os a conhecerem a Verdadeira Vida! Estão sempre olhando para o lugar errado! Olhos espirituais fechados! Como estão os teus? Deixe que Jesus abra teus olhos, antes que seja tarde demais! É o que desejo, de coração.

Else dias

Esboços de Mensagens Bíblicas: É PRECISO PERDOAR!

Esboços de Mensagens Bíblicas: É PRECISO PERDOAR!

É PRECISO PERDOAR!

É PRECISO PERDOAR!
Mateus 18.23-35
Á PARTIR DO VERSO 21 DE MATEUS 18, Jesus responde a pergunta de Pedro dizendo que sempre devemos perdoar uma pessoa, mesmo que esta peque contra nós várias vezes, em seguida inicia a parábola do credor incompassivo: Um homem é chamado á presença do seu Senhor para prestar contas e pagar sua dívida, que por sinal era muito alta e o mesmo não tinha como pagar! Esse homem sabe que deveria ser preso juntamente com sua família, até que pagasse a dívida, pois esta era a lei da época, e apelou, implorou, chorou tanto, que despertou a compaixão de seu senhor. Ao ser perdoado de toda aquela dívida, o homem sai dali feliz, livre, em paz e, no caminho, encontra um companheiro de trabalho que lhe deve alguns tostões; ele então cobra a dívida, ouve seu amigo implorar misericórdia, mas ao contrário de seu senhor, cumpre a "lei", mandando-o para a prisão depois de sufocá-lo diante de todos. Seu senhor fica sabendo e, decepcionado, muda de idéia com relação à decisão anterior, e o lança na prisão até que pague toda a dívida.

Jesus conclui esta história dizendo que Deus agirá da mesma maneira para com aqueles que não perdoarem quaisquer dívidas "de coração" aos seus ofensores.Na verdade, qualquer pessoa sabe que isso não é e nem nunca foi fácil, Porém é o que uma pessoa que confessa ser de Jesus DEVE fazer!
Por que devo perdoar? Por que Deus exige da gente algo tão difícil? Queremos responder a essa indagação, à luz da Palavra de Deus!
Por que é preciso perdoar?
1) Para não sermos vencidos pelo diabo (II Coríntios 2.9-11).

O apóstolo Paulo fala à Igreja em Corinto que está disposto a perdoar, mas não indica que o fará por ser bonzinho ou ter um coração muito puro, nem por achar muito fácil essa coisa de perdoar um ofensor, que talvez tenha sequer pedido perdão! Ele diz que o fará "para não ser vencido por Satanás." E isso só é possível...

  • Se estamos na luz (I João 2.9)
  • Se somos de Deus (I João 3.7-8)
  • Se somos verdadeiros (I João 4.20)

Por que perdoar?

2) Por causa do amor de Cristo (II Coríntios 5.14,15).

O apóstolo Paulo esclarece o motivo de prosseguir firme na caminhada cristã, anunciando o Evangelho, apesar de lutas, maus tratos e prisões! Se sente "constrangido" pelo amor de Cristo! Como ele poderia não amar Aquele que foi capaz de abrir mão do Seu trono de Glória, só por AMOR? Doar-se por AMOR, MORRER na cruz por AMOR? SER HUMILHADO, por AMOR? Como não anunciar um Deus assim?

Como não PERDOAR alguém, se Ele precisou MORRER por causa da gravidade do meu pecado? Como? Como? Estou constrangido! "O amor de Cristo me deixa Constrangido." Só é possível conhecer este amor...

  • Se somos nova criatura (II Coríntios 5.17)
  • Se somos filhos de Deus (Mateus 5.44-46)
  • Se precisamos de perdão (Mateus 7.2 e 6.15)

Sim, eu preciso perdoar, sabe por quê?
3) Para sermos amigos de Cristo (João 15.14)

"Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando."

Jesus disse isso aos seus discípulos e diz agora para mim e você!

Na verdade, a gente quer ser amigo de Jesus só quando nos interessa, ou seja, quando quero receber bênção em cima de bênção, mas fazer o que Ele manda mesmo, nem sempre estamos dispostos; que triste realidade!

Se eu realmente quero ser amigo de Jesus, preciso fazer o que Ele manda, e Ele mandou PERDOAR! Só é possível agir assim...

  • Se amamos ao Senhor (João 14.15)
  • Se escutamos a voz do Senhor (João 8.47)
  • Se queremos pagar o preço (Lucas 9.23-25)

Que tal começarmos hoje, agora, já!
Deus mandou perdoar e eu e você só temos mesmo é que ser obedientes à Sua voz!
Vamos fazer assim e o resto, Ele mesmo fará, pois Ele mesmo disse: “... Sem mim, nada podeis fazer." (João 15.5b).
Desejo de todo coração que esta mensagem tenha ajudado você!

Else Dias do Amaral Pereira

sábado, 5 de janeiro de 2008

Deus, desembaraça o meu caminho!

Texto: II Samuel 22.33 "Deus é a minha fortaleza e a minha força, e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho."

Talvez você já tenha passado ou ainda esteja passando por algum momento de dúvida, insegurança, sentindo-se sem rumo, sem objetivos na vida, não consegue mais sonhar, não tem perspectiva para planejar o futuro. Seu caminho está "embaraçado".
No texto em pauta, Daví faz menção às maravilhas que o Deus Todo-Poderoso fizera livrando-o das mãos de seus inimigos. No v 33 ele diz que é Deus quem o fortalece e desembaraça o seu caminho! Seria privilégio só de Daví? Claro que não! Ainda hoje Deus tem desembaraçado o caminho de muitos. É possível que exatamente agora existam pessoas pedindo isso ao Senhor: "Desembaraça o meu caminho!"
Se você e eu queremos isso de Deus, existem algumas atitudes que eu e você precisaremos tomar.

Se eu quiser que Deus desembarace o meu caminho

1) preciso ter cuidado com os maus conselhos (I Reis 12.8-13).

Roboão acaba de assumir o trono de seu pai Salomão. Quando tem de tomar uma decisão importante busca conselho dos anciãos e em seguida dos jovens de sua época a cujos conselhos acata e acaba causando a divisão do reino!
Quantos conselhos horrorosos você e eu ouvimos! A quais tenho dado crédito? Em Salmos 1.1 lemos que Bem aventurada é a pessoa que não anda segundo os maus conselhos!
Seguir maus conselhos me leva a ficar embaraçado. A quem você tem ouvido? Não importa isso agora, mas o que você eu pretendemos fazer daqui para frente! Você quer mesmo que Deus desembarace seu caminho? Se eu quiser que Deus desembarace meu caminho, preciso

2) Escolher melhor minhas amizades (Proverbios 4.13-17). "Pega-te à correçãoe não a largues; guarda-a porque ela é a tua vida. Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo."

Com quem você anda, querido? Abandone as más companhias, se quiser que Deus desembarace o seu caminho!

Você continua querendo que Deus desembarace seu caminho? Então eu e você temos de

3) Reconhecer que Jesus é TUDO o que precisamos (Lucas 4.17-21).

Jesus estava em uma sinagoga dos Judeus em Nazaré e foi-lhe dado o livro do profeta Isaias para que lesse diante de todos. Ele leu a profecia que falava a respeito dEle mesmo e Interpretou dizendo que aquela profecia acabara de se cumprir. Isso provocou a ira dos Judeus, que o expulsaram de Nazaré. Não era a primeira e nem a última vez que os Judeus rejeitavam ao Senhor! TEM TANTA GENTE POR AÍ COM O CAMINHO TODO EMBARAÇADO exatamente por rejeitar nosso Senhor Jesus Cristo ou por não dar-lhE a devida exclusividade. A verdade é que quem tem Jesus, não precisa de mais nada para ser completo! As demais coisas Ele acrescenta na vida da gente!

Em Lucas 19.10 Jesus fala para Zaqueu após perceber sua disposição de abrir mão de TUDO só para segui-lO: "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
Se sente perdido, desnorteado, embaraçado? Foi por você que Ele veio!
O pecado tem embaraçado a vida da gente, mas Deus nos responde através de João Batista quando falava à respeito de Jesus em João 1.29b "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo."

Desejo de todo o meu coração que esta palavra sirva de auxílio para que você encontre a verdadeira motivação para viver: JESUS CRISTO!

Else Dias do Amaral Pereira