quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Glorificando Deus na Sua casa! Ageu 2.7-9.

Em Ageu 2.7-9, lemos o seguinte:
E farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e
encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos.
Minha é a prata e meu é o ouro, disse o Senhor dos
Exércitos.
A glória desta última casa será maior do que a da primeira,
diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos
Exércitos.

Neste texto, Deus usa o profeta Ageu pl dar um "puxão de orelhas" no povo dEle! Eles estavam cuidando de suas próprias casas, e abandonando a casa de Deus! Além disso, havia um grupo reclamando do templo, achando-o muito inferior ao primeiro, o de Salomão!
Tem tanta gente assim hoje! Só sabe reclamar e cuidar dos próprios interesses, esquecendo-se da razão pela qual estão no mundo!
Na verdade, nós sabemos que Deus quer ser glorificado no templo, que Ele merece o melhor, e até queremos glorificá-lo, mas o egoísmo, a mania que a gente tem de olhar para o próprio "umbigo", querendo só receber dEle, acaba por nos levar a tratar Deus como um "empregado" que deve satisfazer nossos desejos! Como posso glorificar Deus na casa dEle? Como Ele deseja que eu atue? Qual o desejo do Senhor ao mandar esse recado pelo profeta?

Com este texto eu aprendo que para glorificar Deus no templo, eu e você, igreja dEle, precisamos tomar algumas atitudes:

1) É preciso muito esforço ( vv 3,4 )

..." Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te Josué, ..., e esforçai-vos todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos."

Tem gente que acha que Deus vai dar tudo o que ele precisa, sem nenhum esforço, e fica de braços cruzados...

Nos vv 3 e 4 do capítulo 2 de Ageu, Deus manda um recado para o povo e para Zorobabel, mandando que FAÇAM algo que exige força, desgaste, luta, trabalho! Você quer construir um templo para adoração ao SeNHOR? Quer ampliar, reformar, expandir o Evangelho do Senhor Jesus, sem ESFORÇO? O povo estava meio demente e Deus precisou mandar o profeta com uma palavra dura!
Em Isaias 32.9, Deus manda que as mulheres de Israel se levantem do comodismo!
Em Josué 1.9, Deus fala à Josué: Não te mandei eu? ESFORÇA_TE! Não existe na Bíblia nenhuma margem para que alguém ache que vai conseguir qualquer coisa na "moleza", mesmo porquê, Deus é contra a preguiça!
Você quer mesmo glorificar ao Senhor? Então...

2) Dependa totalmente dEle! ( v 7 )
"...Farei tremer todas as nações... virá o DESEJADO ou TRIBUTO de todas as nações, e ENCHEREI esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos." Agl´ria da casa de Deus é grande, não por minha ou por sua causa, mas por causa de DEUS, O DONO DA IGREJA! É Ele quem enriquece a Sua casa!
Embora tenhamos de nos esforçar, não é nosso esforço que vai fazer a coisa acontecer e sim, DEUS! DEPENDÊNCIA de Deus, é entender que sem Ele não dá nem para me esforçar!
Em Apocalipse 3. 14 - 22, temos o exemplo da igreja em Laodicéia, que achava -se tão rica a ponto de deixar JESUS do lado de fora! Quem depende de DEus, não consegue sequer respirar sem Ele! Isso requer humildade e disposição para o serviço, seja ele qual for!

Mas ainda não basta! Se eu e você quisermos glorificar ao Senhor na casa dEle, ...

3) Precisamos nos desprender das coisas materiais ( v 8 ).
" Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos."

É incrível como tem pessoas que se apegam a coisas! Era exatamente o que acontecia com aquele povo! Estavam cuidando de suas próprias residências e deixando a casa de Deus "deserta". ( vv 2-5 e 9b).
Deus lembra ao povo que na verdade, TUDO é dEle!
Em Lucas 12. 13-21, temos o exemplo do homem que foi tão abençoado na sua colheita, que os mantimentos que nem cabiam em suas dispensas. Ele então, disse: Vou derrubar minhas dispensas e construir outras muito maiores e guardarei alí todos os meus bens; depois falarei a minha alma: "Alma, tens agora muitos bens em depósito, para muitos anos; dascansa, come, bebe e folga."
Mas Deus Disse: " Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?"
A gente passa uma vida inteira juntando bens, e depois se vai! Que falta de inteligência a nossa!
Se eu quero glorificar DEUS, tenho de me desprender de COISAS que ficam! Preciso me lembrar que ao ofertar na casa dEle, estou apenas devolvendo parte de tudo o que ele mesmo me permite possuir, pois afinal de contas, TUDO È DO SENHOR!

Vivamos aqui na terra nos esforçando, dependendo de Deus e nos libertando de tudo o que é passageiro e nos afasta dEle! Espero que, de alguma maneira, eu tenha contribuído para que os leitores melhorem sua comunhão com o Senhor, pois eu quero e vou me esforçar para melhorar!

Um grande abraço,
Else.