sábado, 31 de dezembro de 2011

Seguir sem Deus? Nunca! Êxodo 33.15

Êxodo 33.15 "Então lhe disse: Se TU mesmo não fores conosco, não nos faça subir daqui."

No cap. 24.12 Deus convoca Moisés a subir ao monte e no cap. 25, enquanto Deus o instruía acerca da construção do tabernáculo, do sacerdócio de Arão e seus filhos, o povo se corrompe tomando uma atitude desastrosa: No cap. 32.1 eles convocam Arão pl fazer "deuses" que vão adiante, guiando-os. Que mente pequena, achar que seriam guardados e guiados por "deuses" feitos por mão de um homem! O Salmo de nº115 mostra claramente o que acontece com quem age desta maneira! No cap 32.7, depois de entregar nas mãos de Moisés as tábuas da LEI escritas pelo próprio Deus (ÊX. 31.18), Ele ordena que Moisés desça do monte, pois o povo havia se corrompido; Queria destruir o povo e fazer de Moisés uma nova nação, tamanha era Sua indignação! Moisés intercede pelo povo e ao descer, ouve "barulho" de festejos e danças! Aproxima-se e se depara com um grupo de pessoas nuas, adorando um bezerro de ouro fabricado pelo próprio Arão! Ele quebra as tábuas da LEI, manda moer o bezerro no fogo, espalha o pó na água e faz o povo beber, manda matar os idólatras...
Depois de tudo isso, Deus decide dar uma chance para o povo e enviar um anjo adiante do mesmo ao invés de Sua presença pessoal. Chegamos então ao texto propriamente dito, onde Moisés diz claramente que não seguiria SEM DEUS!

Seguir sem Deus? Nunca! Foi o que disse Moisés. Como seguir adiante se Sua presença? Não dá pl viver, exercer um ministério, seguir adiante, sem Deus, sabe por que?

I) Sem Ele eu serei envergonhado (I Reis 18.25-29).

Os profetas de "baal" eram judeus que por influencia de Jesabel decidiram seguir sem Deus! Que fim trágico tiveram! A idolatria, o pecado e consequentemente o afastamento de Deus, envergonha a gente! Quantas pessoas que, tendo todas as chances de um futuro próspero, uma vida tranquila, de paz, são envergonhadas simplesmente por tomarem suas decisões por conta própria, sem consultar Deus!
Moisés disse: Não saio daqui sem Tua presença! Ele sabia que só Deus o capacitaria na liderança de um povo tão numeroso!
Querer seguir sem Deus é loucura! Seguir sem Deus? Nunca! Sabe por que?

II) Sem Ele eu encontraria a MORTE e MALDIÇÃO Deuteronômio 30.15-19.

"...tenho te proposto a vida e o bem, a morte e o mal..."

O que vc quer? Seguir com ou sem Deus?

  • Sem Deus encontro morte física (Deut. 30.18) "...Não prolongareis os dias na terra..."
  • Sem Ele eu encontro morte espiritual (João 3.16-18) "...já está condenado..." Esta é a morte eterna! Distanciamento total de Deus; aliás, nem seria justo, alguém que vive como se Deus não existisse, no final de tudo ir morar no Céu dEle! Em I Coríntios 6.10 o ap. Paulo deixa claro para a igreja: "Não erreis; Deus não se deixa escarnecer..." Apocalipse 21.8 mostra o que acontece com quem quer viver sem Deus aqui!

Eu não quero seguir sem Deus, nunca! E você? Não dá pl seguir sem Deus, porque...

III) Só Ele se importa de verdade com a gente ( Isaias 37.14 ).

Ezequias estava angustiado, pois era ameaçado por uma nação "poderosa". A história da Assíria era de vitórias seguidas sobre várias nações. Imagine o desespero de Ezequias com toda aquela responsabilidade sobre os ombros, como rei. Precisava decidir o que fazer, que ordens dar ao povo, ao seu exército... As atitudes do rei emocionam, pois mostram sua dependencia de Deus e a certeza de que Ele realmente está atento às nossas necessidades!

  1. Mandou que o povo se calasse (Is. 36.21);

Diante de uma ameaça, de uma afronta, não adianta discutir, perder a razão; cale-se e deixe DEUS agir.

2. Humilhou-se diante de Deus (Is. 37.1);

" ...Rasgou as suas vestes... entrou na casa de Deus".

Tem situações na vida da gente, que é preciso LUTAR, mas existem outras em que NÂO HÁ O QUE FAZER! Ou Deus age em nosso favor, ou morremos! Essa é a idéia que Ezequias nos passa. Ele sabia que Deus se importava com ele e com os moradores de Jerusalém.

3. Mandou buscar o profeta (Is. 37.2);

Não foi orgulhoso! Ele podera pensar: "Sou o rei e quem manda aqui sou eu!" Mas ao invés disso, reconheceu a autoridade espiritual do profeta e sabia que Deus fala pelos seus profetas!

No v. 4 ele pede ao profeta Isaias que ore pelo povo. Deus já tinha uma resposta, antes mesmo que pedisse: "... Não temas..." ou seja, Sou Teu Deus e me importo com vc! Lindo isso, não?

4. Finalmente, estendeu a afronta do inimigo diante do Senhor! (Is. 37.14).

Impressionante como a mesma consciência que Moisés teve de que não poderia seguir sem Deus, é percebida em Ezequias! Ele poderia simplesmente cruzar os braços e dizer: "Já falei com o profeta, ele já orou, Deus já respondeu, agora é só esperar! Querido, sua vida espiritual é responsabilidade TUA e não do pastor, ou de algum líder que te ministra! Você deve cultivar a comunhão com Deus, precisa orar, ter sua própria experiência com Ele!

Em Isaias 45.22 Deus diz: "Olhai para mim, e sereis salvos, vós todos os termos da terra..." Para onde vc e eu estamos olhando, esperando salvação?

  • Salmos 46.10 - "...Sabei que eu sou Deus..."
  • II Crônicas 7.14 - "...Ouvirei dos céus...perdoarei...sararei..."
  • Mateus 23.37 - Jerusalém, Jerusalém ... quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos... e tu não quisestes".
  • João 10.33-35 - ...Jesus chorou..."

Tais porções bíblicas mostram o quanto Deus é sensível ao sofrimento humano. Ele realmente se importa conosco!

Vc pode estar se perguntando: Se Ele se importa tanto comigo, por que então não resolveu meu problema ainda?

Vou responder com outra pergunta: Vc já colocou-se de joelhos diante dEle em oração? Vc lê a Palavra dEle pl obter resposta? Já viram um filho cujo pai faz todas as suas vontades? Por outro lado, já viram uma pessoa que precisou "arregaçar as mangas", e LUTAR para obter algo pois não teve "moleza" na vida? Seus pais nunca puderam dar o que desejasse?

Qual a diferença entre os dois personagens? Qual deles cresceu, adquiriu maturidade?

Deus não resolveu seu problema ainda, talvêz por estar esperando uma atitude Tua; ou simplesmente por querer fazer de vc uma pessoa MELHOR, muito melhor! Mas nunca será pelo fato de não se importar com você!

Seguir sem Deus? Nunca!

Desejo de todo o coração que esta palavra abençoe vc em sua caminhada com Deus, edificando sua vida! Um abraço a todos,

Else Dias do Amaral Pereira.