sábado, 12 de janeiro de 2008

É PRECISO PERDOAR!

É PRECISO PERDOAR!
Mateus 18.23-35
Á PARTIR DO VERSO 21 DE MATEUS 18, Jesus responde a pergunta de Pedro dizendo que sempre devemos perdoar uma pessoa, mesmo que esta peque contra nós várias vezes, em seguida inicia a parábola do credor incompassivo: Um homem é chamado á presença do seu Senhor para prestar contas e pagar sua dívida, que por sinal era muito alta e o mesmo não tinha como pagar! Esse homem sabe que deveria ser preso juntamente com sua família, até que pagasse a dívida, pois esta era a lei da época, e apelou, implorou, chorou tanto, que despertou a compaixão de seu senhor. Ao ser perdoado de toda aquela dívida, o homem sai dali feliz, livre, em paz e, no caminho, encontra um companheiro de trabalho que lhe deve alguns tostões; ele então cobra a dívida, ouve seu amigo implorar misericórdia, mas ao contrário de seu senhor, cumpre a "lei", mandando-o para a prisão depois de sufocá-lo diante de todos. Seu senhor fica sabendo e, decepcionado, muda de idéia com relação à decisão anterior, e o lança na prisão até que pague toda a dívida.

Jesus conclui esta história dizendo que Deus agirá da mesma maneira para com aqueles que não perdoarem quaisquer dívidas "de coração" aos seus ofensores.Na verdade, qualquer pessoa sabe que isso não é e nem nunca foi fácil, Porém é o que uma pessoa que confessa ser de Jesus DEVE fazer!
Por que devo perdoar? Por que Deus exige da gente algo tão difícil? Queremos responder a essa indagação, à luz da Palavra de Deus!
Por que é preciso perdoar?
1) Para não sermos vencidos pelo diabo (II Coríntios 2.9-11).

O apóstolo Paulo fala à Igreja em Corinto que está disposto a perdoar, mas não indica que o fará por ser bonzinho ou ter um coração muito puro, nem por achar muito fácil essa coisa de perdoar um ofensor, que talvez tenha sequer pedido perdão! Ele diz que o fará "para não ser vencido por Satanás." E isso só é possível...

  • Se estamos na luz (I João 2.9)
  • Se somos de Deus (I João 3.7-8)
  • Se somos verdadeiros (I João 4.20)

Por que perdoar?

2) Por causa do amor de Cristo (II Coríntios 5.14,15).

O apóstolo Paulo esclarece o motivo de prosseguir firme na caminhada cristã, anunciando o Evangelho, apesar de lutas, maus tratos e prisões! Se sente "constrangido" pelo amor de Cristo! Como ele poderia não amar Aquele que foi capaz de abrir mão do Seu trono de Glória, só por AMOR? Doar-se por AMOR, MORRER na cruz por AMOR? SER HUMILHADO, por AMOR? Como não anunciar um Deus assim?

Como não PERDOAR alguém, se Ele precisou MORRER por causa da gravidade do meu pecado? Como? Como? Estou constrangido! "O amor de Cristo me deixa Constrangido." Só é possível conhecer este amor...

  • Se somos nova criatura (II Coríntios 5.17)
  • Se somos filhos de Deus (Mateus 5.44-46)
  • Se precisamos de perdão (Mateus 7.2 e 6.15)

Sim, eu preciso perdoar, sabe por quê?
3) Para sermos amigos de Cristo (João 15.14)

"Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando."

Jesus disse isso aos seus discípulos e diz agora para mim e você!

Na verdade, a gente quer ser amigo de Jesus só quando nos interessa, ou seja, quando quero receber bênção em cima de bênção, mas fazer o que Ele manda mesmo, nem sempre estamos dispostos; que triste realidade!

Se eu realmente quero ser amigo de Jesus, preciso fazer o que Ele manda, e Ele mandou PERDOAR! Só é possível agir assim...

  • Se amamos ao Senhor (João 14.15)
  • Se escutamos a voz do Senhor (João 8.47)
  • Se queremos pagar o preço (Lucas 9.23-25)

Que tal começarmos hoje, agora, já!
Deus mandou perdoar e eu e você só temos mesmo é que ser obedientes à Sua voz!
Vamos fazer assim e o resto, Ele mesmo fará, pois Ele mesmo disse: “... Sem mim, nada podeis fazer." (João 15.5b).
Desejo de todo coração que esta mensagem tenha ajudado você!

Else Dias do Amaral Pereira

2 comentários:

Ronald Luis disse...

Olá querida! A paz do Senhor!

Fui abençoado por este post 'É preciso Perdoar!'

Utilizarei os pontos para fazer um esboço e transmitir o recado a minha congregação!

Ou seja, utilizarei o conteúdo, porém com outras palavras, aquelas que o Espírito Santo colocar em minha boca!

Forte abraço e fique na paz!

Anônimo disse...

oi amada a paz do Senhor!
fui muito abençoada com essa palavra.
Esses textos são excelentes chaves
muito bom mesmo.
Deus te abençoe sempre, querida!
Faço informativos na minha igreja divulgando,trabalhos,eventos,agenda semanal e tem sempre uma palavra para a igreja e pretendo usar esses textos chaves,tenho certeza que o Espírito vai trabalhar no coração de todos.