quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Glorificando Deus na Sua casa! Ageu 2.7-9.

Em Ageu 2.7-9, lemos o seguinte:
E farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e
encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos.
Minha é a prata e meu é o ouro, disse o Senhor dos
Exércitos.
A glória desta última casa será maior do que a da primeira,
diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos
Exércitos.

Neste texto, Deus usa o profeta Ageu pl dar um "puxão de orelhas" no povo dEle! Eles estavam cuidando de suas próprias casas, e abandonando a casa de Deus! Além disso, havia um grupo reclamando do templo, achando-o muito inferior ao primeiro, o de Salomão!
Tem tanta gente assim hoje! Só sabe reclamar e cuidar dos próprios interesses, esquecendo-se da razão pela qual estão no mundo!
Na verdade, nós sabemos que Deus quer ser glorificado no templo, que Ele merece o melhor, e até queremos glorificá-lo, mas o egoísmo, a mania que a gente tem de olhar para o próprio "umbigo", querendo só receber dEle, acaba por nos levar a tratar Deus como um "empregado" que deve satisfazer nossos desejos! Como posso glorificar Deus na casa dEle? Como Ele deseja que eu atue? Qual o desejo do Senhor ao mandar esse recado pelo profeta?

Com este texto eu aprendo que para glorificar Deus no templo, eu e você, igreja dEle, precisamos tomar algumas atitudes:

1) É preciso muito esforço ( vv 3,4 )

..." Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te Josué, ..., e esforçai-vos todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos."

Tem gente que acha que Deus vai dar tudo o que ele precisa, sem nenhum esforço, e fica de braços cruzados...

Nos vv 3 e 4 do capítulo 2 de Ageu, Deus manda um recado para o povo e para Zorobabel, mandando que FAÇAM algo que exige força, desgaste, luta, trabalho! Você quer construir um templo para adoração ao SeNHOR? Quer ampliar, reformar, expandir o Evangelho do Senhor Jesus, sem ESFORÇO? O povo estava meio demente e Deus precisou mandar o profeta com uma palavra dura!
Em Isaias 32.9, Deus manda que as mulheres de Israel se levantem do comodismo!
Em Josué 1.9, Deus fala à Josué: Não te mandei eu? ESFORÇA_TE! Não existe na Bíblia nenhuma margem para que alguém ache que vai conseguir qualquer coisa na "moleza", mesmo porquê, Deus é contra a preguiça!
Você quer mesmo glorificar ao Senhor? Então...

2) Dependa totalmente dEle! ( v 7 )
"...Farei tremer todas as nações... virá o DESEJADO ou TRIBUTO de todas as nações, e ENCHEREI esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos." Agl´ria da casa de Deus é grande, não por minha ou por sua causa, mas por causa de DEUS, O DONO DA IGREJA! É Ele quem enriquece a Sua casa!
Embora tenhamos de nos esforçar, não é nosso esforço que vai fazer a coisa acontecer e sim, DEUS! DEPENDÊNCIA de Deus, é entender que sem Ele não dá nem para me esforçar!
Em Apocalipse 3. 14 - 22, temos o exemplo da igreja em Laodicéia, que achava -se tão rica a ponto de deixar JESUS do lado de fora! Quem depende de DEus, não consegue sequer respirar sem Ele! Isso requer humildade e disposição para o serviço, seja ele qual for!

Mas ainda não basta! Se eu e você quisermos glorificar ao Senhor na casa dEle, ...

3) Precisamos nos desprender das coisas materiais ( v 8 ).
" Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos."

É incrível como tem pessoas que se apegam a coisas! Era exatamente o que acontecia com aquele povo! Estavam cuidando de suas próprias residências e deixando a casa de Deus "deserta". ( vv 2-5 e 9b).
Deus lembra ao povo que na verdade, TUDO é dEle!
Em Lucas 12. 13-21, temos o exemplo do homem que foi tão abençoado na sua colheita, que os mantimentos que nem cabiam em suas dispensas. Ele então, disse: Vou derrubar minhas dispensas e construir outras muito maiores e guardarei alí todos os meus bens; depois falarei a minha alma: "Alma, tens agora muitos bens em depósito, para muitos anos; dascansa, come, bebe e folga."
Mas Deus Disse: " Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?"
A gente passa uma vida inteira juntando bens, e depois se vai! Que falta de inteligência a nossa!
Se eu quero glorificar DEUS, tenho de me desprender de COISAS que ficam! Preciso me lembrar que ao ofertar na casa dEle, estou apenas devolvendo parte de tudo o que ele mesmo me permite possuir, pois afinal de contas, TUDO È DO SENHOR!

Vivamos aqui na terra nos esforçando, dependendo de Deus e nos libertando de tudo o que é passageiro e nos afasta dEle! Espero que, de alguma maneira, eu tenha contribuído para que os leitores melhorem sua comunhão com o Senhor, pois eu quero e vou me esforçar para melhorar!

Um grande abraço,
Else.

5 comentários:

Marcelo Henrique disse...

Olá, Else, eu gostei tanto desse blog que criei um para mim tbm...

link abaixo:

http://marceloadorador.blogspot.com/

Em breve criarei um para a igreja...

Fica com Deus e até breve, se Deus quiser!!!

Marcelo Henrique disse...

Muito Showww!!!

Anônimo disse...

Parabéns que Deus possa continuar te abençoando,muito linda esta mensagem,fica na paz...

Unknown disse...

olá, meu nome, Ricardo Batista...
O livro de Ageu no cap. 2.8... nós nos deparamos com uma gigantesca declaração da parte do Grande Eu Sou, dizendo, Eu sou Rico, Milhonário, tudo que os meus servos precisarem para fazerem uma grandiosa construção de um segundo templo, eu darei todos os recursos necessários, pois Eu quero manifestar a minha glória neste segundo tmplo, com uma medida sacudida, recalcada e transbordante, isso falando no lado espiritual. Falando no lado material, todos nós servos de Deus temos passado por privações financeira temos com base biblica liberdade para pedirmos a Deus a sua prata e o seu ouro. Jesus se dirigiu ao cego bartimeu e disse: Pede-me o queres que eu te faça, Deus lhe concedeu a liberdade e a oportunidade de pedir o que bem desejasse, porém ele desejou pedir a restauração de seus olhos, ele queria enxergar. No livro do profeta Jeremias na cap. 33.3 Deus através do profeta orienta-nos a Clamar por Ele, Ele Deus, dentro desse clamor está o pedir Ouro e Prata ao nosso Deus. Não sou de concordar com aqueles que querem ensinar o povo de Deus que devemos nos enrriquecer de Deus só na esfera espiritual, Deus não quer que o seu povo ande de estomago vazio, digo, fome, Deus não quer que o seu povo seja pobre, digo, financeiramente, eu até afirmo:Abrãao não era pobre, Isaque não pobre, Jacó não era pobre, Salomão não era pobre, ao contrario eram todos ricos, a bilbia nos fala que se nós formos fieis e obediente a Deus e guadarmos o seu estatuto, a sua lei e a sua ordenaça nos seremos prosperos, ou seja ricos e comeremos o melhor desta terra e o que é comer o melhor desta terra? é sermos miseraveis, é sermos pobres, é passarmos necessidades, é sempre estarmos por baixo? não, não é nada disso, mas sim termos ouro e prata da parete de Deus Pai o todo Podereroso. A questão de sermos ricos não tem nenhum problema, basta tão somente sabermos administrar a nossa riqueza e a nossa vida espiritual Jesus não não condenou o jovem rico porque ele era rico, mas porque ele não quiz se desprender da sua riqueza. Portanto fica aí esta minha consideração, temos que pedir, temos que buscar e temos que bater na porta de Deus e lhe pedir ouro e prata, para que possamos ter uma vida financeira abençoada e prospera. Fiquem todos na Paz do Senhor, que Deus vos enrriqueça com a sua prata e com o seu ouro, Deus abençoe a todos em nome de Jeus, grato, Ricardo Batista...

Unknown disse...

olá irmã, fantastico os seus textos, tomei a liberdade de publicar um em meu blog, sitando a fonte claro, se me permitir publicarei outros